Além dos 4P’s

Será que o marketing está realmente mudando ou será que são os comportamentos dos consumidores que estão se modificando? Será que a fórmula dos 4 P’s ainda funciona? Os 4 P’s se referem à Produto, Preço, Promoção e Praça. Um produto pode ser bom, mas pode ser caro. O preço pode ser barato, mas o produto ruim. A promoção pode ser boa, mas a distribuição ruim. A distribuição pode ser excelente, mas se o produto for ruim, caro e não tiver propaganda, de nada resolve.

Mas além de características mensuráveis, existem outras por trás que muitas vezes passar desapercebidas pelas pessoas, mas que a maioria leva em consideração. Um exemplo: Um bar de uma cidade do interior. Nesses bares sempre existem os chamados “refrigerecos” que são locais ou regionais mas também existem refrigerantes de grandes corporações como coca-cola. Mas se o “refrigereco” é gostoso, mais barato, tem a propaganda no bar (um cartaz ou algo parecido) e por ser local é fácil de ser encontrado, por que mesmo assim, ainda são os refrigerantes das grandes marcas os mais consumidos? Porque além dos 4 P’s existem outras coisas intangíveis que “ajudam” a tornar tais produtos mais consumidos, como a fórmula Sim Senhor PAI: Sentimento, Sensação, Pensamento, Ação e Identidade.

O produto ou serviço deve despertar algum tipo de sentimento nas pessoas, seja alegria, entusiasmo, euforia, calma. Também deve mexer com os sentidos das pessoas, olfato, tato, paladar, visão, etc. Tem que despertar sentimentos nas pessoas, não pode ficar inerte, passar desapercebido. Tem que levar a pessoa a ação, fazer ela se mexer para adquirir tal produto ou serviço. Mas além de tudo, deve se identificar com a marca, consumir a marca pela posição, pela situação que ela passa e que as pessoas se identificam com isso. Essas características aliada aos 4 P’s tornam qualquer produto ou serviço o mais usado ou consumido.

Hoje em dia com o advento da tecnologia, da informatização, da internet, tudo se torna mais frio e impessoal, então se uma marca também ficar com essas características com certeza cairá nos indíces de recall e ficará mais distante do seu público alvo. Uma campanha, produto ou serviço deve ir além dos 4 P’s, deve buscar o mais alto grau de identficação e satisfação com seu público tornando a marca como uma extensão de cada um.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: