COMO SE FAZ UM LÍDER?

Um dos termos que sempre está em alta no mundo empresarial é a liderança. Todos precisam ser líderes, um líder deve ter isso, deve ser aquilo, etc. Mas afinal, existe uma receita para alguém se tornar um líder? Se todos se tornarem líderes, quem serão os seguidores?

Liderança é uma habilidade natural que algumas pessoas têm sem precisar se esforçar. A liderança não pode ser forçada. Também não pode ser passada para alguém que não tenha essa habilidade. Imagine um grupo de vendedores que perde seu líder para outra empresa. De repente surge à tona: quem vai substituir o que saiu? Quem é o mais apto: aquele que vende mais, aquele que é amigo de todo mundo ou a pessoa que é mais ambiciosa?

Um líder de verdade se revela nos momentos de crise. Quando as coisas estão indo de mal a pior, ninguém sabe para onde seguir ou o que fazer, é nessas horas que aparecem os verdadeiros líderes. Ele aponta uma direção, mostra uma solução para a crise, consegue convencer os outros e realmente mostra que estava certo.

Para liderar é preciso ter seguidores voluntários, ter pessoas que acreditem naquilo que você fala ou faz. Nos momentos de bonanza é fácil aparecer pessoas que querem tomar a frente, que têm idéias, mas quando as coisas vão de mal a pior ninguém quer assumir o barco porque já acha que é um caso perdido. É nessas horas que o líder de verdade aparece. E não adianta um líder ser nomeado por outra pessoa, essa liderança tem que vir de forma natural.Um líder é nato, mesmo às vezes não sabendo que possui tal qualidade. Mas se você não for, ou achar que não tem capacidade, está enganado, afinal muitos líderes não sabem que são líderes.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: