DANTOTSU

Dantotsu é uma palavra japonesa que significa lutar para se tornar o melhor dos melhores, com base num aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. O dantotsu aplicado ao mundo corporativo, nada mais é do que o chamado benchmarking, que é uma empresa aprender com as concorrentes, buscar o que há de melhor nelas e tentar superar, ou seja, ver quais os pontos fortes dos concorrentes e buscar uma vantagem competitiva.

Algumas pessoas podem achar que o benchmarking nada mais é do que copiar o que outra empresa tem ou faz, mas na verdade não é. O princípio dele é aprender com os concorrentes e tentar superá-los, e não apenas ver o que eles fazem e fazer igual. É um processo muito mais além do que o fato de copiar.

Qual a função das pessoas irem à escola? Para que servem os professores? Quando as pessoas vão a escola, é porque elas querem aprender, aprender com alguém que já saiba do assunto, no caso os professores. Eles transmitem o conhecimento que possuem e com isso os alunos passam a ter acesso a tais conhecimentos. É o mesmo princípio do benchmarking. É como se a outra empresa fosse como um professor em um determinado assunto.

A maioria das pessoas dizem que é preciso fazer benchmarking somente das empresas líderes de mercado. Nada mais óbvio, já que ela é líder, ela deve saber mais do que as outras. Mas às vezes existem outras empresas concorrentes que são menores e nem líderes são, mas que possuem alguma coisa de muito útil que pode se tornar um diferencial no futuro. As empresas devem focar sempre o maior líder, mas não podem esquecer dos outros concorrentes. Todo mundo sempre tem alguma coisa para ensinar.

Muitas empresas querem buscar aprimoramento somente nos concorrentes de sucesso, mas se esquecem das empresas que passaram ou que estão passando poralgum problema. O que essas empresas têm a oferecer que é melhor do que a empresa líder? Elas podem fornecer informações valiosas sobre como não se deve agir ou quais erros devem ser evitados. E isso as vezes se torna uma lição maior do que querer crescer.

Para uma empresa crescer deve-se fazer o certo, mas antes de tudo, deve-se evitar o que é errado. É a história do concurso do coração. Num vilarejo havia um jovem que julgava ter o coração mais bonito de todos. Foi quando apareceu um senhor já de idade avançada que falou que seu coração era o mais bonito. O jovem mostrou seu coração para todos, era liso, sem nenhuma marca ou cicatriz. Já o coração do senhor havia vários remendos, estava faltando pedaços, era todo marcado. O jovem então falou que como um coração todo marcado poderia ser mais bonito que o dele que era perfeito. Foi quando o senhor disse que aquelas marcas representavam a vida dele. Os buracos eram de pessoas que partiram o coração do senhor e das pessoas a quem ele deu um pouco de amor, e os remendos eram de pessoas que também deram um pouco de amor para ele. E o senhor falou que aquelas marcas eram as experiências que ele tinha vivido e aprendido com elas, e que isso era a melhor coisa que poderia ter lhe acontecido. Ao final da disputa o jovem tirou um pedaço de seu coração e o deu ao senhor, que também fez o mesmo. E assim a disputa se encerrou. Mais do que saber fazer o certo, é saber evitar os erros. Pense!

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    • shirley oliveira
    • 25 de novembro de 2010

    Muito legal! Adorei a msg.

    • Celso
    • 2 de dezembro de 2010

    Olá Shirley,

    Obrigado pela mensagem!!

    Grande abraço e sucesso!!

    • emanuel tanure
    • 9 de dezembro de 2010

    Muito bom mesmo.Agregamos essa forma de pensamento a varias coisas em nossas vidas ,mesmo que não sejam négocios.parabéns pelo texto.

    • Celso
    • 16 de dezembro de 2010

    Olá Emanuel,

    Obrigado pelos comentários! Que bom que gostou!

    Grande abraço e sucesso!

    • GILVAN
    • 24 de outubro de 2012

    MUITAS VEZES, ESTAMOS SEM SABER O QUE FAZER EM NOSSA EMPRESA, AI LEMOS UM TEXTO DESTE NAIPE ,E MUDAMOS O RUMO DE NOSSOS TRBALHO. MUITO OBRIGADO.

  1. Celso, uma pequena correção. A palavra acima significa Shoujin, que quer dizer devoção. A palavra que você quiz expressar é : ダントツ.

    Abraços,

    Mauricio

    • Celso Derisso Filho
    • 4 de abril de 2013

    Bom dia Gilvan, tudo bem?

    Obrigado pelo comentário e pela motivação!! Melhoria contínua sempre!

    Grande abraço e sucesso!!

    • Celso Derisso Filho
    • 4 de abril de 2013

    Bom dia Mauricio, tudo bem?

    Muito obrigado pela correção e pela indicação! Agradeço pela informação!

    Grande abraço e sucesso!!

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