O PODER DO BRANDING

Branding nada mais é do que a construção de uma marca, é fazer com que ela se torne um sinônimo do mercado que atua. Por exemplo, quando se pensa em refrigerante qual a primeira marca que vem a mente? E sabão em pó? Palha de aço? Lâmina de barbear? Todas essas marcas se tornaram referências no segmento que atuam. Isso é o que as tornam diferentes, especiais.

Ao contrário do que se pensa, qualquer marca pode se tornar uma branding desde que seja bem trabalhada. As marcas acima (que não foram citadas, e nem precisa) viraram referências graças ao ótimo trabalho realizado por alguma pessoa que viu que sua marca podia crescer cada vez mais. Mas para uma marca se tornar uma branding, ela deve oferecer algum diferencial, ter um “que” a mais. Mas como pode-se fazer isso?

Hoje em dia mesmo com todos os mercados saturados por diversas marcas de um único produto, ainda existe espaço para que haja mais brandings. Comece procurando os diferencias, as vantagens que um produto tem em relação aos concorrentes e que seja relevante para o consumidor. Faça esse diferencial criar um desejo no consumidor. Se não existe mercado, crie, invente. Por que até o começo dos anos 90 todo mundo vivia bem sem celular e nem internet? Porque não havia necessidade, mas alguém viu esses caminhos de que as pessoas desejariam Ter um telefone sempre a mão para alguma emergência, ou então que gostaria de entrar em contato com o resto do mundo sem sair de casa. Esses são os típicos mercados criados.

Outro caminho a ser seguido pode ser o da segmentação de mercado. Atualmente com toda a globalização existente, as empresas que irão se destacar, serão as empresas que focarem mercados específicos, segmentos específicos, e não mais querer abraçar o mundo com as mãos. Imagine uma marca que comece a atuar num segmento bem específico, ela se tornará referência naquele mercado de atuação, e logo se tornará uma branding. Quem entra primeiro em um mercado tem maior possibilidade de ser lembrado do que quem vem depois. Quem é a pessoa mais famosa, que você lembra o nome primeiro: O primeiro homem que pisou na lua ou o segundo?

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: