MARKETING ARRANHADO

É impressionante o rumo que o marketing acaba tomando em determinadas situações. O número de casos em que a ação acaba prejudicando a imagem do cliente vem aumentando cada vez mais. E o pior, acaba levando outras marcas junto, marcas que antes possuíam um certo status e credibilidade que vêem sua imagem arranhada da noite para o dia.

Pegue por exemplo uma marca famosa de cartão de crédito. Um restaurante decide fazer uma ação conjunta com esse cartão que propões aos usuários dele, vantagens no restaurante. Até aí tudo bem. Mas você ganhará “uma refeição grátis desde que esteja acompanhado por um pagante”. Ou então, “ganhe um desconto de 50% no nosso cardápio especial”, cardápio esse que de especial não tem nada, geralmente é muito mais limitado que o normal.

O povo não é mais bobo em cair nessas armadilhas. Nessa ação citada, o cartão de crédito acaba sendo mal visto por ter se associado à um restaurante que promoveu uma campanha medíocre. Só que não pára por aí. Agora quando houver alguma ação de marketing que realmente seja séria, essa marca de cartão já não vai mais querer participar pois achará que vai ser outra roubada. Pronto, um canal a menos para se utilizar. Isso é um caso, agora, quantos casos as pessoas vêem todos os dias de ações mal elaboradas que acabam denegrindo a maravilhosa coisa que é o marketing?

Outro caso é das escolas de informática ou de idiomas que ligam para as pessoas sempre falando que elas foram sorteadas e ganharam um curso totalmente grátis, mas que só precisa comprar o material didático (que sai por R$ 130,00). Será que a pessoa que elaborou a estratégia do telemarketing nesse caso, acreditava mesmo que poderia dar certo?

Sempre que se for elaborar alguma ação de marketing, deve se levar em conta a eficácia da ação. Fazer algo que não tente enganar o povo, porque ele já está mais do que cansado de sempre ver os mesmos tipos de ação. Tente fazer algo que realmente vale a pena. Sai mais barato deixar de fazer uma ação de marketing que se sabe que será ruim, do que fazer a ação e correr o risco de perder o bem mais precioso de uma empresa que é a sua credibilidade. Mas empresários não se esqueçam: existem muitos profissionais sérios no Brasil. Pode acreditar.

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