Sim, o crescimento da empresa pode ser ruim.

Parem as máquinas! Onde já se viu escrever um absurdo desses? Como o crescimento de uma empresa pode ser ruim? Se ela cresce, é porque ele está vendendo mais, está tendo mais lucro, pode aumentar seu número de funcionários, investir mais em divulgação, etc. Ledo engano. O crescimento pode ser prejudicial e até levar uma empresa a falência.

De nada adianta uma empresa crescer sem estar estruturada para isso. Ela está crescendo porque vende mais, mas será que as vendas estão sendo bem realizadas? Muitas vezes os vendedores podem estar apenas “empurrando” os produtos nos consumidores, sem se preocupar com um sistema de pós venda. Querem apenas vender.

Se ela está tendo lucro então está ótimo. Será? Pode ser que mesmo tendo lucro a empresa esteja no prejuízo. Por exemplo, ela fecha o caixa num mês com cinco por cento a mais de venda, mas em compensação teve mais de despesas, ou ainda, pode ter vendido em maior quantidade mas por um preço menor, esgotando assim o estoque da empresa, e no mês seguinte quando for necessário comprar novo estoque, o preço já vai ter subido.

A mesma empresa aumenta o número de funcionários, sinal de que está indo bem. Mas aumentando o número de funcionários, ou melhor, colaboradores, aumenta a responsabilidade, e será que o líder tem o conhecimento necessário em gestão de pessoas? O que acontecerá com os colaboradores mais antigos? E os novos?

Para existir um crescimento de qualidade, é necessário que a empresa, os colaboradores, os responsáveis, que todos estejam preparados para lidar com o crescimento. E obviamente esse crescimento deve se dar de uma forma planejada, bem analisada, para que não exista nem um risco de algo ruim acontecer. E o planejamento não se dará apenas uma vez, deve ser algo constante para a manutenção do bem estar da empresa e de todos os envolvidos. Pensem no planejamento como o treinamento de um atleta. Quanto mais planejado for, maior a chance de ser bem executado. Por isso planeje!

Anúncios
    • mpiovesan
    • 25 de junho de 2008

    Muito bom o post Celso.
    Existem outro caso também em que a empresa está crescendo, mas pode apresentar prejuízo.
    É o exemplo das empresas que exportam. Para compensar a baixa cambial, algumas empresas são obrigadas a vender mais, para compensar a perda que estão tendo em converter dólares para reais. Muitas vezes os custos já estão fixados em Reais, potanto não há muito o que fazer. Desta forma, apesar da empresa estar crescendo nas vendas, não está dando o lucro esperado.
    É isso aí, abraço.

    Maicon Piovesan
    http://www.conhecimentoescrito.wordpress.com

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: