Pós-Venda: O Caminho mais curto entre a venda de hoje e a de amanhã

Processo fundamental hoje em dia, o pós-venda deixou de ser uma coisa restrita a grandes empresas através do serviço de atendimento ao consumidor. O pós-venda se faz mais do que necessário para que uma empresa consiga sobreviver e consiga a satisfação de seus clientes. Uma venda realizada hoje, com um bom atendimento e a abertura de um canal de pós venda é fundamental para se realizar outra venda.

Um serviço de pós venda pode se dar de diversas formas. A empresa não precisa gastar horrores para implantar um serviço desse, pode simplesmente anotar o número de telefone do cliente e ligar para ele de tempos em tempos para ver se está tudo bem, ou ainda avisar de alguma novidade ou algum lançamento. O cliente vai se sentir valorizado, e isso aumenta a chance dele voltar à sua empresa para fazer uma nova compra. E ele ainda pode falar para outras pessoas que a empresa “x” se importou com ela e assim sua empresa passou a ganhar mais possíveis clientes.

O pós-venda que deveria ser um princípio básico adotado por todas as empresas, infelizmente ainda é um diferencial. E esse diferencial é fundamental para que uma empresa continue a prosperar. Você já deve ter recebido algum telefonema inesperado de alguma empresa que você comprou algo. Um cartão ou uma ligação no seu aniversário, um catálogo com lançamentos, etc. Você não gostou?

As pessoas gostam de ter seus egos massageados, de se sentirem importantes. Faz parte do ser humano o desejo de ser reconhecido e respeitado. Se a sua empresa não pratica nenhum tipo de pós-venda, você pode estar deixando passar muitas oportunidades. Esse serviço pode ser barato e é muito eficaz para a conquista e a manutenção de novos clientes. Por isso pratique!

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    • Edson José
    • 29 de junho de 2008

    Trabalho com vendas, com certeza você tem toda razão, pois vender uma vez, todos nós conseguimos, agora voltar a vender no mesmo estabelecimento não é fácil, aí sim poderemos dizer, que o comerciante é nosso cliente.

    • Ana Cristina Maier
    • 13 de agosto de 2008

    Sou coordenadora de pós venda e vejo que o diferencial está no relacionamento que você faz com os seus clientes. É muito importante que o cliente se sinta valorizado. Pois quando você for fazer a 2ª venda ele não se sentirá um alvo dos vendedores da sua empresa e sim um parceiro. A idéia é que os vendedores se tornem consultores.

    • vitelio
    • 25 de maio de 2011

    quero saber mais sobre essa atividade

    • Celso
    • 6 de julho de 2011

    Pòs-venda nada mais é do uma “obrigação” da empresa com o cliente, caso a empresa queira que esse cliente continue sendo cliente. Mas não adianta apenas ligar no aniversário de um ou outro cliente. A melhoria de relacionamento (seja com clientes, funcionários ou fornecedores) deve fazer parte da filosofia da empresa.

    Grande abraço e sucesso!!

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