Marca não é apenas nome

Engana-se quem pensa que uma marca é apenas nome. Que não é necessário ter mais nada além do nome. Por trás de um nome existem diversos fatores que devem agregar valor à marca.

Uma marca não se constrói apenas porque o nome é bonito ou porque tem alguma pessoa conhecida no comando. Uma marca se constrói com esforço e dedicação, com um trabalho sério, com benefícios reais para os clientes. Também não podem ser benefícios imaginários, pois uma hora o consumidor cansa de esperar e acaba se frustando com a marca e o pior pode acontecer: ele deixar de usar sua marca e passar a usar a do seu concorrente.

De nada adianta também uma marca se firmar no que foi no passado, é preciso estar sempre agregando valor a si próprio, aumentando ou mantendo seu reconhecimento. É aquela velha história: quem se prende ao passado é museu. É óbvio que devemos olhar no passado para evitar cometer os mesmos erros. Mas uma marca não fazer nada apenas porque um dia foi a mais conhecida.

Um grande exemplo disso é a seleção brasileira nessa copa de 2006. Um time com jogadores de nomes consagrados mas que se apoiaram apenas nos nomes e não se preocuparam em realmente exercer suas funções. Eram conhecidos mas não eram fortes.

Um nome é construído ao longo do tempo através de um trabalho sério, competente, direito. Mas é mais difícil manter um nome quando já se chegou ao topo, do que construir outro, começando tudo novamente. Mas é verdade que existem pessoas que são especialistas em construção de marcas.

Um nome não representa apenas um produto ou serviço. Um nome representa valores, conceitos e princípios, que são pilares fundamentais para a consolidação e o bom desempenho de uma marca. Ter uma marca conhecida é diferente de ter uma marca forte. E para se ter uma marca forte, é necessário ter seus princípios e benefícios bem conhecidos pelo seu público. Por isso pense: Sua marca é forte ou apenas conhecida?

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: