A Arte da Guerra – Capítulo I – Parte I – Avaliações

” A guerra é uma matéria vital para o Estado; uma questão de vida ou morte, o caminho para a sobrevivência ou para a ruína. Por essa razão, é imperativo que seja estudada com muito cuidado e em profundidade.”

Essas são as duas primeiras frases do livro explicam bem a importância de se planejar e estudar muito detalhadamente o mercado de atuação. Para isso, é vital a elaboração de um Plano de Negócios. É neste plano que o futuro empresário verá se há viabilidade para a nova empresa ou não.

Muitas vezes as pessoas têm boas idéias mas que nem sempre são bons negócios. Elas vão, montam a empresa, e acabam entrando para as estatísticas das empresas que quebram antes de completarem o segundo ano de vida. Por isso é necessário que antes de montar um empreendimento, o futuro empresário elabore um Plano de Negócios detalhado para saber se sua idéia é realmente viável ou não. É nele que serão feitas as análises mercadológicas, de concorrência, de viabilidade do produto/serviço a ser oeferecido, etc. O Plano de Negócios é que irá nortear a vida do novo empresário.

Se prestarmos bastante atenção às frases de Sun Tzu, elas podem ser aplicadas em diversas situações mesmo em empresas já constituídas. É o caso da empresa que quer oferecer um novo produto/serviço ou mesmo segmentar seu mercado de atuação. Ela precisa estudar em detalhes esse novo mercado e quais são os prós e contras.

Muitos empresário acreditam que essas análises são perda de tempo e que não ajudarão em nada, pois ao fazer isso, eles acham que estão perdendo tempo. Se este for o caso, contrate um profissional para realizar esses estudos para sua empresa mas, em hipótese nenhuma, deixe de realizá-los. Essa é a função vital.

obs: o serviço de assessoria em Elaboração de Plano de Negócios pode ser encontrado no item “Cursos e Palestras” neste mesmo site.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: