A Arte da Guerra – Capítulo I – Parte II – Avaliações

“…ao se estabelecer planos, os elementos a seguir devem ser analisados com o maior dos cuidados: 1) Qual governante é mais sábil e mais ágil? 2) Qual comandante é mais talentoso? 3) Qual dos exércitos retira mais vantagens das forças naturais e dos terrenos? 4) Quais os regulamentos e instruções mais bem executados? 5) Quais são as tropas mais vigorosas? 6) Qual exército conta com oficiais mais bem treinados e preparados? 7) Qual condecora ou pune de maneira correta?”.
Essa parte do texto deixa claro a respeito da capacidade de liderança do empresário. Saber liderar é um ponto fundamental para o sucesso ou fracasso de uma empresa. É o líder que direcionará seus liderados para o caminho mais correto e que também, será o responsável por manter esses liderados motivados e explorar ao máximo o potencial de cada um.
Quando falamos em liderança não estamos falando simplesmente em delegar funções. Liderar é muito mais que isso. Um líder deve saber identificar os pontos fortes e fracos de cada um de seus liderados e procurar utilizar cada um deles de forma que a pessoa dê o máximo de si. Pessoas diferentes têm qualidades e características diferentes. E nenhuma pessoa é igual a outra. Por isso, um líder não tem que entender apenas de negócios, tem que entender de pessoas. Tem que preparar e estar preparado, tem que ouvir e ser ouvido, tem que motivar e ser motivado. Por isso, pense em como você tem agido com seus liderados, ou, se você for liderado, como seu líder tem agido com você.
Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: