A Arte da Guerra – Capítulo II – A Guerra

“ A vitória rápida é o principal objetivo na guerra. Se demorar para acontecer as armas embotam-se e a moral cai.”
“Porque nunca houve uma guerra prolongada com a qual algum país tenha se beneficiado.”
Nestas citações, Sun Tzu mostra que a empresa precisa ser ágil e conseguir se adaptar rapidamente às mudanças, sejam elas dentro da empresa ou com relação aos mercados ou concorrentes. Ao se iniciar um projeto novo na empresa, ela, antes de começar, já deve preparar todo o campo para a implantação não demorar e não custar mais dinheiro. Isso quer dizer que não deve haver precipitação que comprometa a agilidade do projeto.
Pegue por exemplo, a cobra. Esse bicho ataca rapidamente, destila seu veneno e se retrai, se preparando para o próximo passo. E tudo isso não demora mais do que alguns segundos, que diga-se de passagem, podem ser fatais. De acordo com Sun Tzu, é dessa forma que os Estados, no caso as empresas, devem agir. Analisar bem a situação, ver quais as ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos, e partir para a ação.

Tudo bem que na fábula do coelho e da tartaruga, mesmo o coelho sendo mais rápido perdeu, mas isso ocorreu apenas porque o coelho perdeu a humildade e subestimou seu oponente, caso contrário, o coelho esperaria a tartaruga de banho tomado e já tendo se alimentado e descansado. Por isso, pense bem antes de agir e, quando o fizer, que seja rápido e eficaz.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: