A Arte da Guerra – Capítulo III – Parte I – Plano de Ataque

“ Na guerra, em termos gerais, a melhor política é tomar um Estado intacto; caso o arruíne, terá menos valor.”

“Conquistar uma centena de vitórias em uma centena de batalhas, não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem ir a combate é que significa a suprema excelência.”

Nestas citações podemos relacioná-las à concorrência leal e saudável e também a diferenciação, inovação e segmentação.

Com relação a concorrência, não é saudável para nenhuma empresa arruinar um segmento de mercado, por menor que seja seu share. Entrar em um mercado para arruiná-lo e apenas evitar a prosperidade de seu concorrente, é uma atitude que acabará deixando essa empresa (e todas as outras também) com uma imagem ruim. É o mesmo princípio usado pelos kamikazes japoneses. Eles atingiam o alvo, mas davam a vida por isso. Você está disposto a dar a vida de sua empresa apenas para atingir seu concorrente?

Na segunda citação, podemos entender que trata-se da diferenciação e inovação da empresa. Na maioria das vezes não é necessário ir de encontro a um concorrente, pode-se fazer o efeito inverso: fazer os concorrentes virem atrás de você. Como? Basta sempre buscar inovar o mercado através de novos segmentos ou novas formas de negócios. Pegue por exemplo a pizza. Existe a pizza convencional, pizza gigante, pizza frita, pizza em cone, delivery, rodízio, mini-pizza, pizza semi-pronta, etc. Busque novos mercados e novas formas de negócio, prospere e deixe sues concorrentes para trás. Você irá dominá-los sem precisar combatê-los. Você gastará menos, ganhará mais, melhorará sua imagem, inovará e poderá ser o pioneiro de uma nova tendência de mercado. Pense nas possibilidades!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: