A Arte da Guerra – Capítulo III – Parte II – Plano de Ataque

“Existem cinco circunstâncias que possibilitam antever uma vitória:
1. Aquele que sabe quando pode combater e quando não pode conquistará a vitória;
n
2. Aquele que sabe lutar de acordo com o poderio das forças inimigas conquistará a vitória;
3. Aquele que consegue concentrar suas fileiras num só propósito conquistará a vitória;
4. Aquele que é bem preparado e espera um inimigo despreparado conquistará a vitória;
5. Aquele cujos generais são hábeis e que podem atuar com soberania conquistará a vitória.”

Antes de entrarmos em combate ou irmos para o mercado, é necessário conhecermos todas as nossas potencialidades, nossos pontos fortes e fracos. Demos sempre raciocinar e planejar, e nunca agir no calor da emoção. Muitas vezes é preciso dar um passo para trás para podermos andar dois para frente.

Ao entrarmos em um processo de negociação, devemos agir como a outra parte gosta e não como nós gostamos. Devemos negociar como nosso oponente gosta de negociar. Por isso, é imprescindível que se conheça quem será nosso oponente.

A terceira parte se refere à missão e visão, ao objetivo único que todos na empresa devem ter. Todos os funcionários, independentemente do cargo. Deve haver uma união entre todos para que não haja disperção e a empresa corra riscos de ficar com um ponto fraco em sua estrutura.

No item seguinte podemos perceber que trata-se de preparação e planejamento. Nada, em hipótese nenhuma, deve ser feito sem o devido planejamento e sem saber quais ações isso poderá acarretar. É preciso se preparar, conhecer cada detalhe, conhecer todos os processos da empresa para, com isso, estar mais preparado do que o concorrente.

E na última parte, fica claro a participação do líder como peça fundamental da equipe. É necessário que o líder consiga unir e administrar o grupo, pois é ele quem tomará as decisões e guiará a equipe. Mas, também, é preciso que ele tenha liberdade para atuar sem imposições de funcionários superiores que muitas vezes acabam prejudicando toda a equipe por tentar impor sua autoridade.

Esse também, é o último post sobre A Arte da Guerra Aplicada ao Marketing. O resto você pode conferir na palestra que ofereço sobre o assunto. No próximo post começarei a falar de outra grande obra sobre estratégia: O Livro do Mestre Shang. Obrigado por visitar o blog e espero que continue acessando para acompanhar os novos artigos. Grande abraço e sucesso!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: