O Livro de Mestre Shang – Parte III

“As gerações passadas não seguiram as mesmas doutrinas; então, qual antiguidade deve-se imitar?”

Quantas vezes você já deixou de lado alguma idéia sua com medo de que desse errado? E por que? Porque você nunca viu ninguém fazer? O que é o correto? Por que devemos basear nossas decisões em estruturas já existentes? Se buscamos referências no passado, qual o passado mais correto, sendo que há mudanças de geração para geração?

Muitas vezes já vi chefes falando para seus subordinados que a idéia desse último não fazia sentido porque nunca havia sido feita antes. Era melhor basear as ações a serem tomadas em modelos já existentes e que são sucessos. Mas espera um pouco: antes desses modelos virarem sucesso eles foram desconhecidos. E por que esse novo modelo proposto pelo funcionário não pode dar certo também?

A maioria das pessoas tem medo do novo e buscam sempre uma referência no passado para se tranqulizarem e se encorajarem. Mas em qual geração devemos buscar um porto seguro? Na geração dos nossos pais? Dos nossos avós? Na idade média? Como podemos saber qual geração fornece as melhores referências se cada uma delas foi tão grande que conseguiu mudar e se diferenciar das demais?

Referência sempre é bom, mas não deve ser um fator de limitação para nossas ações. Ela pode influenciar, mas não devemos deixar nossas idéias de lado apenas porque não encontramos referências no passado. Por isso persista e siga em frente. Quem sabe sua idéia não será a referência para as gerações futuras?

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: