Um Livro de Cinco Anéis – Parte III

“3. Familiarize-se com todas as artes; 4. Conheça o caminho de todas as profissões”

Os princípios três e quatro têm algo em comum: eles pregam que devemos expandir nossos conhecimentos e não ficarmos presos apenas em nosso mundo, muitas vezes, restrito. É necessário que as pessoas estejam abertas a novos conhecimentos, novas experiências, que conheça todos os pontos de vista.

Aqui no interior é muito comum, pelo menos na minha cidade, os empresários terem a mente muito fechada e não estarem dispostos a mudanças, pois acham que conhecem tudo. Ao oferecer um serviço aqui, é muito frequente ouvir o seguinte: “A empresa é minha, eu que construí ela, ela está funcionando desse jeito até hoje e ninguém conhece meu negócio melhor do que eu. Quem é você para vir e falar que eu devo mudar alguma coisa?”.

Diga-se de passagem que esse mudar alguma coisa é buscar otimizar o atendimento, dar um treinamento de atualização para os funcionários da empresa ou simplesmente elaborar ações para evitar que a empresa perca mais clientes.

Aí eu pergunto: será que esse empresários querem se familiarizar com ferramentas modernas e melhorias contínuas para seus negócios? Será que eles querem conhecer ou estão abertos a outros pontos de vista que não os seus próprios? As pessoas que não querem se familiarizar com todas as artes e nem conhecer os caminhos de todas as profissões, ou seja, que não querem se atualizar e buscar saber o que existe de novo e bom que pode ser aproveitado por elas, estão fadadas ao fracasso e a dias piores futuramente.

E você, também enfrenta esse mesmo tipo de problema na sua cidade? Conte sua história também.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

