Um Livro de Cinco Anéis – Parte III

“3. Familiarize-se com todas as artes; 4. Conheça o caminho de todas as profissões”

Os princípios três e quatro têm algo em comum: eles pregam que devemos expandir nossos conhecimentos e não ficarmos presos apenas em nosso mundo, muitas vezes, restrito. É necessário que as pessoas estejam abertas a novos conhecimentos, novas experiências, que conheça todos os pontos de vista.

Aqui no interior é muito comum, pelo menos na minha cidade, os empresários terem a mente muito fechada e não estarem dispostos a mudanças, pois acham que conhecem tudo. Ao oferecer um serviço aqui, é muito frequente ouvir o seguinte: “A empresa é minha, eu que construí ela, ela está funcionando desse jeito até hoje e ninguém conhece meu negócio melhor do que eu. Quem é você para vir e falar que eu devo mudar alguma coisa?”.

Diga-se de passagem que esse mudar alguma coisa é buscar otimizar o atendimento, dar um treinamento de atualização para os funcionários da empresa ou simplesmente elaborar ações para evitar que a empresa perca mais clientes.

Aí eu pergunto: será que esse empresários querem se familiarizar com ferramentas modernas e melhorias contínuas para seus negócios? Será que eles querem conhecer ou estão abertos a outros pontos de vista que não os seus próprios? As pessoas que não querem se familiarizar com todas as artes e nem conhecer os caminhos de todas as profissões, ou seja, que não querem se atualizar e buscar saber o que existe de novo e bom que pode ser aproveitado por elas, estão fadadas ao fracasso e a dias piores futuramente.

E você, também enfrenta esse mesmo tipo de problema na sua cidade? Conte sua história também.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: