Fases da Carreira

grafico_carreiras1

Dia 02/02/08 saiu uma reportagem no jornal Folha de São Paulo sobre as fases de uma carreira e como agir em cada uma delas. Abaixo estão as informações:

————————

Dos 20 aos 30 anos

Fase ideal para experimentar funções e empresas, e descobrir o que gosta de fazer e onde sente mais identificação. Fazer cursos é um modo de melhorar o desempenho na empresa; habitue-se a ler publicações de notícias gerais e específicas de sua área de atuação. Arenda a gerir seu dinheiro e crie o hábito de poupar para comprar, no futuro, um carro ou um imóvel ou mesmo pagar a educação dos filhos.

————————

Dos 31 aos 40

Ao acumular experiência, reavalie idéias e reflita sobre onde quer chegar; faça um plano de carreira com metas e busque orientaão com a de um coach. É a fase para decidir entre ser um profissional ativo, que visa chegar à presidência, ou passivo, que realiza sua atividade técnica sem muita motivação para subir. É o momento para mudanças, não só de função, área ou empresa mas também no campo pessoal, como planejar casamento e filhos; quem trabalha demais deve reavaliar os hábitos e encontrar equilíbrio entre a vida particular e a profissional.

————————-

Dos 41 aos 50

Na época em que a renda geralmente atinge seu ápice, devem-se fazer investimentos conservadores, pois ainda há gastos importantes, como a faculade dos filhos; se é hora de se proteger ou de ser ousado, vai depender do perfil e das metas. O profissional não precisa ser tão especializado, pois tem bagagem teórica e prática e sabe gerir pesoas; se não estiver em posição de liderança, é melhor refazer os planos de carreira. Cuide da saúde e da vida pessoal; em caso de separação ou de divórcio, os homen terão de aprender a viverem sozinhos. Mulheres lidarão com a expectativa de serem executivas de alto nível.

————————-

Dos 51 aos 60

Nesse períoda, a redução das atividades rofissionais e o planejamento da aposentadoria pedem a criação de uma nova identidade profissional, a de mentor, remunerado ou voluntário. Sobra mais tempo para se dedicar à família e aos amigos, e o lazer pode dar idéias para uma nova atividade profissional. O patrimônio acumulado deve ser aplicado em investimentos diversificados e seguros, como renda fixa ou compra de imóveis para alugar.

————————

Você concorda com essas sugestões? Deixe um comentário.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: