Primeiros Passos do Guerreiro – Parte IV

“Quem é guerreiro, mesmo sendo de posto mais baixo, deve escolher um mentor apropriado de quem receber instrução na arte da guerra, obtendo uma compreensão detalhada dos princípios militares e dos princípios de combate, inclusive os secretos”.

Quem está chegando agora ao mercado ou a uma empresa, não deve chegar achando que sabe tudo, que está atualizado com todas as tendências, e por aí vai. Nesse novo caminho que está se iniciando, é importante buscar conversar com “as pessoas mais antigas da casa”, procurar absorver um pouco da experiência que elas têm.

Quando comecei a dar aulas há onze anos atrás, procurei conversar com aqueles professores que na minha opinião eram os melhores. Também procurei adaptar algumas coisas desses professores para, pelo menos,  não iniciar de uma maneira muito errada. Obviamente que depois com o tempo você acaba adquirindo experiência, vivência e vai conhecendo os caminhos. Mas no início, é sempre bom contar com alguém que já percorreu pela trilha que você está iniciando.

Uma informação que valida o que disse, é o aumento pela procura de Coaches, que são profissionais treinados para ajudar as pessoas na gestão ou transição de suas carreiras.

Ninguém começa já sabendo tudo. É preciso experiência e humildade para perguntar e dizer: não sei. Essa expressão, inclusive, é algo muito raro hoje em dia já que todos acham que sabem tudo. Falar que sabe é uma coisa, mostrar é outra completamente diferente. E falar “não sei” e buscar conversar com profissionais experientes, é subir de nível. Como se diz por aí: “A vida é um eterno aprendizado”.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: