Primeiros Passos do Guerreiro – Parte VI – Final

” Quando você é um cavaleiro em serviço, se seu patrão está em dificuldades financeiras por causa dos gastos altos, ele pode ser obrigado a reduzir seu salário durante algum tempo. Independentemente da quantia, grande ou pequena, uma vez que você concordou, não é atitude de um guerreiro reclamar com ninguém dessa dificuldade”.

Há um tempo atrás presenciei uma situação inusitada. Vi o dono de uma empresa falando da comissão com um futuro vendedor. Ele iria dar uma comissão de 20% e perguntou se o vendedor aceitava. Este, mais do que prontamente, disse sim e ficou muito feliz. O empresário, também contratou outro vendedor e disse que daria uma comissão de 25% mais uma ajuda de custo. O primeiro vendedor ficou sabendo e foi reclamar com o emresário sobre as diferenças de pagamento. O empresário simplesmente falou: “O que combinamos não foi bom para você? Você não aceitou e até ficou feliz? Por que você vem reclamar agora? Eu não vou faltar com a palavra e vou te pagar pontualmente tudo o que combinamos e o que você concordou. Se eu vou pagar mais para o outro, isso já é um problema meu. O que eu combinei com você eu irei cumprir e espero que você faça o mesmo”.

Às vezes nossa ambição nos deixa cego mesmo diante daquilo que já aceitamos e que até o momento achávamos ser bom. Infelizmente, hoje em dia, a palavra já não tem tanta força e significado como tinha antigamente, mas mesmo assim, deve ser seguida. É como diz o ditado: “O combinado não sai caro”.

Com isso também finalizo os artigos sobre os Grandes Livros de Estratégia. Já passei por todos:  A Arte da Guerra, O Livro de Mestre Shang, Um Livro de Cinco Anéis e o Primeiros Passos do Guerreiro. Espero que tenha gostado e que lhe tenham sido úteis de alguma maneira.

Anúncios
    • Fernanda Silveira
    • 23 de janeiro de 2009

    Nossa adorei. Esse tempo todo, lendo os posts, foram de grande valia. Obrigada
    Adorei !

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: