Como Participar de Feiras e Eventos

evento

Você costuma participar de feiras ou exposições com a sua empresa? Não necessariamente com stand, mas pelo menos como visitante? Participar de eventos sempre foi e sempre será uma excelente fonte de networking (contatos).

01. Introdução

Em geral, expor em uma feira é uma boa oportunidade apenas para quem encara o desafio com planejamento. Primeiro, é preciso ter certeza do que se quer alcançar na feira (que vai muito além de expor seus produtos e realizar vendas). Ir a uma feira com o único objetivo de vender pode sair caro. Com o metro quadrado variando em média acima dos R$ 300,00, a relação entre custo e o benefício fica alta. Para evitar tratar o evento como ponto-de-venda, o empresário deve vê-lo como um lugar que concentra oportunidades de curto, médio e longo prazo. Por curto prazo o empresário deve entender as vendas imediatas; por médio prazo, os contatos feitos com a pós-venda; e por longo prazo, o desenvolvimento da empresa inserido na estratégia de marketing em eventos.

02. Pré-Feira

Ao participar de uma feira é preciso saber se o produto/serviço oferece qualidade e custo compatíveis com o que há no mercado, e se a produção é capaz de atender à demanda gerada na feira. É necessário saber junto aos organizadores o volume de negócios e o número de expositores previstos. Também é necessário conhecer quem estará no stand ao lado do seu. Para uma empresa pouco conhecida, talvez, a melhor saída seja ficar ao lado do melhor concorrente ou, pelo menos, do mais conhecido.

03. No Evento

A equipe presente no estande é outro aspecto fundamental. É melhor ter alguém que esteja afinado com as práticas da empresa do que uma atendente bonita. É um erro achar que os visitantes trabalham o tempo todo. É necessário oferecer uma atividade lúdica, mas que tenha algum propósito. Além de apresentar novidades e de ser atraente, o estande deve ser uma área de conforto. Procure ter, também, uma ficha para cadastro de todos os visitantes que freqüentarem seu estande em busca de informações. Essa ficha lhe será útil para começar a criar seu mailing (lista de contatos).

04. Pós-Evento

Esta é a hora de avaliar os resultados. Cruzar dados quantitativos (número de convidados presente, matérias publicadas na imprensa e consumo de bebidas) e qualitativos (percepções da organização e comentários dos presentes) garante uma análise completa e confiável. Ainda assim, existem ações a serem realizadas, são elas: Envio de material de agradecimento aos participantes, fornecedores e prestadores de serviço que lhe ajudaram, Fazer o fechamento do banco de dados, Avaliar os resultados e Gerar um relatório final e, também, sugestões para o futuro.

Anúncios
    • Valéria da Silva
    • 23 de setembro de 2009

    gostaria muito de poder participar de algum evento, poder aprender algo novo e uma nova oportunidade para um trabalho em eventos, desdeja agradeço atenciosamente

    • karol
    • 17 de julho de 2010

    gostaria muito de ser umas destas meninas que recebe as pessoas nos eventos como poderia fazer para ser uma delas..
    agradeço desde já.
    atenciosamente.
    karol

    • Celso
    • 20 de julho de 2010

    Olá Karol,

    Você pode procurar empresas que organizam eventos e, também, agências de modelos, já que muitas empresas procuram essas agências para a contratação. Uma outra saída é trabalhar sua rede de contatos (networking) para saber quem irá participar de eventos e pode te indicar. Espero ter ajudado!

    Grande abraço e sucesso!
    Celso.

    • ruth mendonca
    • 19 de agosto de 2010

    gostaria de participar de feiras

    • Celso
    • 19 de agosto de 2010

    Olá Ruth!

    Para participar de feiras e eventos, você pode consultar sites especializados na própria internet. Você pode acessar os sites:
    http://www.feirasdobrasil.com.br
    http://www.ubrafe.com.br
    Ou fazer a busca pelo google. Existem vários sites sobre feiras e eventos.
    Grande abraço e sucesso!

    • Natalia moreira de lima
    • 6 de janeiro de 2011

    ola!!!
    gostaria de fazer parte da equipe de trabalho com vcs.
    participar de eventos seria um grade prazer!!
    um grande abraço e sucessos
    Natalia.

    • Natalia moreira de lima
    • 6 de janeiro de 2011

    muito obrigado!!!!

    • Celso
    • 7 de janeiro de 2011

    Olá Natália,

    Obrigado pela sua participação e interesse! Assim que surgirem oportunidades, lhe informarei!

    Grande abraço e sucesso!

    • Priscila Kagohara Santos
    • 16 de fevereiro de 2011

    Boa Tarde Senhores,

    Porfavor preciso de algumas informaçôes,
    como faço para participar dos eventos que vocês realização?
    Eu trabalhei um bom tempo como Recepcionista de Balada no Japão e tenho muito interesse de voltar a essas atividades.

    Atenciosamente
    Priscila
    (11) 6341-9638

    • Celso
    • 17 de fevereiro de 2011

    Olá Priscila, tudo bem?

    Os eventos que organizo são na cidade de São Carlos/SP. Dependendo da cidade que estiver, tente procurar empresas próprias de eventos aí na sua cidade, fica mais fácil para você. Fica como sugestão.

    Grande abraço e sucesso!

    • Luciana
    • 1 de março de 2011

    Gostaria de saber como faço apenas para ser garota propaganda das empresas nas feiras de exposições. É preciso ser modelo, ter algum curso ou algo assim? Obrigada.

    • Celso
    • 1 de março de 2011

    Olá Luciana,

    Cada tipo de evento requer alguma particularidade. Por exemplo, em feiras internacionais que ocorrem aqui no Brasil, além de boa aparência, falar inglês e/ou outro idioma é um diferencial. Tem que saber lidar com as pesoas, saber sair de situações delicadas como o assédio, etc. Existem cursos, sim, mas geralmente não é necessário. Você pode procurar agências de modelo ou fazer networking com pessoas que organizam eventos.

    Espero ter ajudado.

    Grande abraço e sucesso!!

    • Lila
    • 10 de dezembro de 2011

    Gostaria muito de participar de algum Evento, gosto muito desses tipo de coisas. Sou uma pessoa muito comunicativa e alegre. Estou com muitas duvidas de que curso fazer na Faculdade. Gosto muito de exposições e tenho quase certeza que Eventos seria uma boa, mais nunca tive uma oportunidade de participar de algum Evento.

    • Celso Derisso Filho
    • 2 de março de 2012

    OLá Maria Isabel, tudo bem?

    Procure a prefeitura de sua cidade ou algum posto do Sebrae. Eles geralmente organizam eventos para empresas.
    Caso você não encontre nada, fica a sugestão de você se juntar com outras empresas e vocês mesmas montarem o próprio evento.
    Não é só porque não existe que a gente deva deixar de fazer algo. Se não existe, a gente vai e cria. Boa sorte!
    Obrigado pela interação!
    Grande abraço e sucesso!!
    Celso.

    • Celso Derisso Filho
    • 2 de março de 2012

    Oi Lila!!

    A parte de eventos é realmente bem interessante! Muito dinâmica e com altas perpsectivas de futuro. Se você já foi em alguma festa, balada, palestra, etc, você participou de um evento. É um mercado muito bom, mas trabalhoso. Ao organizar um evento, tenha em mente que você, provavelmente, será a pessoa que menos irá “curtir” o evento, pois sempre acaba sendo uma correria para não deixar nada de errado acontecer.
    Se você acha que é isso que você deva fazer, vai em frente. Se começar e ver que não é, mude de rumo. Pior do que fazer e não gostar, é nem fazer e só ficar imaginando como teria sido. Boa sorte!

    Obrigado pela interação!
    Grande abraço e sucesso!!
    Celso.

    • Celso Derisso Filho
    • 2 de março de 2012

    Olá Marcia!
    Creio que o melhor caminho seja ehtrar em contato com algum departamento dentro da universidade. Tente conversar com alguém da parte de secretaria. Mas se prepare para levar um projeto por escrito do evento. Boa sorte!
    Obrigado pela interação!
    Grande abraço e sucesso!!
    Celso.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: