Planeje Sempre

planeje sempre

Planejar. Mais que uma palavra, planejar se tornou ume regra indispensável no cotidiano das pessoas. Não importa se a pessoa e física ou jurídica, se a empresa é grande ou pequena, se você é empregado ou autônomo, enfim, tudo e todos necessitam de planejamento.

Uma pessoa que vai começar um novo negócio. Ela precisa fazer um Plano de Negócios que é o planejamento de como a nova empresa vai funcionar. Quais serão os princípios, as metas, a missão, visão, os valores, os pontos fortes e fracos, mapear os concorrentes, etc. Tudo isso para evitar ser pego de surpresa em algum momento ou então ver que uma determinada situação não foi prevista. Situações não previstas sempre acontecem, mas com um planejamento, fica mais fácil estar preparado caso aconteça algo.

Um outro caso é um vendedor. Ele precisa realizar diversas visitas, logo ele planeja de separar os prospects (possíveis clientes) em zonas mapeadas para ficar mais fácil e rápido chegar nos locais. Outro planejamento que o vendedor deve fazer, é ver quais são seus argumentos e dividi-los em fortes, fracos e médios, para poder utilizá-los com maior eficácia. Ainda precisa planejar quanto tempo em média ficará em cada prospect (é óbvio que isso pode variar), onde irá almoçar, quantas vendas espera realizar, que horas vai preparar o relatório de visitas, entre outras coisas.

Pode ser que um planejamento precise ser modificado, o que diversas vezes acontece. Um plano de um ano às vezes sofre alterações logo no começo do processo e precisa ser reestruturado tudo novamente. Existem situações que não podemos prever, as chamadas variáveis externas, mas também existem as que podem ser previstas e com isso evitar possíveis instabilidades.

Planejar é mais que necessário, é fundamental. Mas também não se pode ficar apenas planejando e nunca entrar em ação. Planejamento é um meio para um fim, que é a ação. Se uma pessoa só for planejar para nunca colocar em prática, então é melhor ela planejar não fazer planejamento nenhum e investir o tempo em outra coisa. Por isso planeje, mas aja!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: