A importância do networking para a recolocação profissional

networking_01

Networking. Nunca uma palavra esteve tão na moda como essa. Networking significa “rede de contatos”, “rede de relacionamentos”, que em outras palavras nama mais é do que o famoso QI (quem indica). A principal função do networking é utilizar as pessoas conhecidas como porta de entrada para a recolocação profissional.
Você pode até pensar que isso é usar as pessoas conhecidas para subir profissionalmente na vida. Ledo engano. Se você conhece pessoas influentes, e obviamente, essas pessoas te conhecem, elas sabem do seu jeito de trabalhar, da sua capacidade, logo, podem indicar você para a própria empresa ou para uma empresa de um conhecido.
Pesquisas demonstram que quase cinqüenta por cento das vagas de emprego não são anunciadas, e ainda, que mais de cinqüenta por cento dos cargos operacionais e mais de quarenta por cento dos cargos de gerência foram preenchidos com base em indicação. Mas afinal, como fazer para utilizar o networking?
É simples. Veja quem são as pessoas que você conhece e no que elas podem te ajudar. Pode ser vizinho, parente, ex-colega de faculdade, amigo do clube, etc. Mas você não vai “usar” essas pessoas. Converse com as que estão mais perto daquilo que você quer, e abra o jogo com elas. Fale da sua situação, da sua experiência, do seu currículo, enfim, seja humilde sempre.
Um bom lugar para fechar contatos profissionais são eventos que acontecem durante o ano todo, pode ser uma feira, palestra, jornada, simpósio, encontro, etc. Chegue um pouco antes no local, mas não muito antes, e aproveite para perambular pelo local. Converse com as pessoas, troque cartões, converse sobre assuntos de interesse comum (já que certamente todos trabalham na mesma área por se tratar de um evento específico), mas sem ansiedade.
Dizem que no futuro, o número de pessoas que utilizam o network vai crescer ainda mais. As vagas serão em sua grande maioria para os conhecidos e não para estranhos. O network é uma realidade que já se faz presente hoje em dia, para a alegria ou tristeza de alguns. Não adianta se fechar à isso e dizer que você não precisa de contatos, que é muito competente por isso consegue sozinho. Pode até ser, mas que conhecer pessoas influentes que conheçam nosso trabalho ajuda, ah…isso ajuda.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: