The Onion Principle

image_cebola

Você conhece o princípio da cebola aplicado ao empreendedorismo? Ele é baseado em uma expressão em inglês que é a “The Onion Principle”, um princípio de que a maioria das empresas que se iniciam, são como o centro da cebola: pequeno, e com o tempo ele vai se expandindo e formando camadas maiores, abrangendo mais espaço. Reparem na figura dessa matéria.

Muitos futuros empreendedores querem montar suas próprias empresas e já esperam obter lucro e estabilidade no mês seguinte. Grande erro. Uma empresa é construída aos poucos, gradativamente. A não ser, é claro, que você consiga um investidor que aporte uma alta quantia em sua empresa.

O princípio da cebola começa com a germinação de uma idéia, a elaboração de um plano de negócios, a abertura, a divulgação, o crescimento e assim por diante. Alguns estudiosos falam que depois do crescimento vem a estabilização, mas se sua empresa tiver diferenciais (aquilo que seus concorrentes não têm), ela poderá ter um crescimento mais constante do que as outras empresas existentes.

Por isso, ao iniciar uma empresa, não queira ter resultados imediatos e já pensar em comprar um novo carro, viajar, se estabilizar, etc. Pense sim em trabalhar muito, estudar muito, ter metas e objetivos alcançáveis, estudar os concorrentes, se manter informado sobre seu mercado de atuação, participar de feiras e eventos na sua área, fazer muita prospecção e ainda, não se deixar abalar pelas dificuldades iniciais.

Mas lembre-se dos anéis da cebola: para chegar no maior anel, ela teve que desenvolver todas as outras camadas anteriores sem se esquecer de nenhuma. É tudo uma questão de ter paciência e persistência. E apesar de todo esse trabalho, no final, o sentimento é de satisfação pessoal e profissional. Pense nisso.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: