Varejo brasileiro e internet: Uma relação cada vez mais forte

e-commerce

A quinta edição do levantamento sobre internet no Brasil, realizado pela F/Nazca com apoio operacional do Datafolha, atestou que a rede mundial de computadores influencia em 15% das compras de rua e shopping. Ou seja, a internet tem impacto sobre cerca de R$ 51 bilhões do comércio varejista nacional, de acordo com simulação em dados do IBGE.

Entre os brasileiros com mais de 16 anos, que costumam consultar a rede antes de comprar, 63% possuem acesso em casa, 60% navegam no site da loja e 58% assumem levar em consideração a opinião de outros internautas.

Segundo a pesquisa, em âmbito global 52% dos entrevistados costumam pesquisar preços na internet antes de fechar uma compra, mesmo que essa transaçao seja feita em lojas físicas. No Brasil, esse percentual sobe para 73%.

Coincidentemente, o Buscapé, site de comparação de preços, divulgou números dos seus 10 anos de atuação no Brasil que confirmam a adesão dos brasileiros à pesquisa de preços online – de 1999 para cá a quantidade de acessos mensais ao Buscapé pulou de 55 mil para 62 milhões.

O estudo revelou ainda que 12,6% da população, 16,5 milhões de pessoas, já adquiriu produto ou serviço online e que, delas, 72% o fizeram de suas residências. Os dados ganham ainda mais destaque quando se leva em consideração o fato de que a assiduidade é um traço marcante do perfil de navegação no Brasil: 83% dos 66 milhões de internautas identificados pela pesquisa entram na rede pelo menos uma vez por semana e 32% a utilizam todos os dias.

Fontes: aqui e aqui.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: