Empreendedorismo para a vida

entrepreneurship

No atual sistema de educação, as crianças são ensinadas a estudar para passar de ano, prestarem vestibular e arrumarem um bom emprego. Mas será que isso ainda é garantia de sucesso?

Elas têm que estudar matérias obrigatórias, onde quase nunca é explicado o porquê de se estudar aquilo e nem como ou onde ela usará aquele assunto. Dizem que conhecimento nunca é demais. Concordo. Mas não seria mais interessante mostrar o motivo do aluno aprender aquele monte de matéria?

A maioria dos alunos chega ao terceiro colegial sendo pressionada a prestar vestibular, entrar na faculdade e “decidir” o que querem para o resto da vida. Aí acabam mudando de curso, trancando a matrícula ou se tornando um profissional frustrado. Mas a função da escola não é preparar os alunos para a vida? E onde entram os conhecimentos para a vida?

Por que não inserir uma matéria de educação financeira para mostrar aos alunos como lidar com o dinheiro, como economizar, como evitar inadimplência e a não entrarem no vermelho? Por que não ensinar noções de direito do consumidor, direito trabalhista e outros tipos para esses alunos não serem enganados no futuro? Por que não fomentar o empreendedorismo, para incentivar os alunos de hoje, a não serem empregados, mas sim, empregadores?

Cabe aos professores e às escolas desenvolverem nos alunos um conjunto de competências que os tornem capazes de tomar decisões, traçar planos e organizar os recursos necessários para chegarem ao sucesso. Podemos jogar a culpa no governo, no sistema defasado de educação, jogar a culpa em todo mundo. Mas a grande virtude não é apenas saber “o quê”, mas está em saber “como” e colocar em prática. Podemos fazer isso dentro de casa, podemos implantar em algumas escolas, podemos fazer a diferença no futuro do “futuro do país”. Basta começar. Caso tenham dúvidas sobre o assunto, coloco-me à disposição.

Grande abraço e sucesso!

Anúncios
  1. 29 de outubro de 2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: