Resultado Pesquisa: Qual o maior desafio de se empreender?

Em pesquisa online realizada por este blog ,  com 430 pessoas entre 01/08/09 e 23/11/09 com a pergunta: “Qual o maior desafio de se empreender?”, os resultados foram os seguintes:

  • 47% – Ter coragem para iniciar
  • 19% – Administrar o negócio
  • 16% – Ter uma boa idéia de negócio
  • 14% – Conseguir clientes
  • 4% – Abrir empresa

Isso demonstra que para ser empreendedor é preciso ter ATITUDE, encarar de frente os desafios e não deixar o medo tomar conta. Medo, todos têm, mas a grande diferença entre quem consegue o sucesso e que não consegue, é que as pessoas que conseguem superam o medo.

Todos temos que pensar positivo, traçar objetivos, metas, sonhar e colocar em prática. Porque ninguém nasce sabendo, é tudo uma questão de aprendizado. Se você pensar que pode ou pensar que não pode, de todo jeito você está correto.

Muitas vezes as pessoas vão contra suas idéias dizendo que abrir empresas é apenas para pessoas mais ricas, que isso, que aquilo, etc, mas elas fazem isso porque não têm sonho próprio, preferem se acomodarem do que ficarem inquietos e saírem da zona de conforto.

Deixe sua marca, deixe seu legado, faça o que tiver que ser feito, mas não deixe o medo te prender. Você é muito mais do que imagina. Descubra o que te motiva, descubra aquela chama dentro de você…e você verá as coisas de uma outra forma.

Grande abraço e sucesso!!

Anúncios
  1. Celso,
    Muito bacana a pesquisa. Ela serviu para confirmar algo que eu e meus sócios sempre acreditamos, que a maior barreira ao empreendedorismo é sair do lugar.

    Também não conhecia seu blog, gostei bastante. Acabou de ganhar um assinante do RSS.

    Abraços!

    • Celso
    • 8 de fevereiro de 2010

    Olá Millor,

    Obrigado pelo comentário. Realmente, sair da zona de conforto é o mais difícil. Muitas pessoas preferem a “segurança e estabilidade” de uma carteira assinada. Parabéns, também, pelo Empreendemia.

    Grande abraço!

  2. Realizei uma enquete com meus alunos de Empreendedorismo da Unesp – Campus de Presidente Prudente, com base na pesquisa do blog UAI.

    Perguntei: “Qual o maior desafio de se empreender?”. As respostas foram as seguintes (em ordem decrescente): administrar o negócio, ter coragem para iniciar, ter uma boa idéia de negócio, conseguir clientes e, em último lugar, abrir a empresa.

    Também perguntei para eles as questões abaixo, com base na pesquisa realizada pela Cia de Talentos e publicada em http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/07/empresa-dos-sonhos-dos-jovens/.

    Os resultados são listados a seguir, em ordem decrescente de prioridade.

    “O que significa sucesso para você?” Respostas: equilíbrio entre vida profissional e pessoal, sensação de realização, reconhecimento, ser bem sucedido financeiramente e, sem voto, a opção fazer aquilo de que se gosta.

    “Qual o principal motivo para escolher uma empresa?” Respostas: qualidade de vida, crescimento profissional, desenvolvimento profissional, bom ambiente de trabalho e, sem voto, a opção boa imagem no mercado.

    “Qual o principal motivo para sair de uma empresa?” Respostas: não ter possibilidade de crescimento profissional, não ter bom ambiente de trabalho, não ter qualidade de vida, não ter estabilidade no emprego e, sem voto, a opção não oferecer desenvolvimento profissional.

    • Celso
    • 9 de agosto de 2010

    Olá Profa.! Ótimo iniciativa com os alunos! E os resultados apresentados miostram que, independentemente do lugar, os desafios e pensamentos são os mesmos. Informações bastante pertinentes. Tomei a liberdade de inserir seu comentário como artigo no blog. No que precisar e eu puder ajudar, conte comigo! É sempre bom conversar com pessoas com iniciativas empreendedoras!

  3. Olá Celso ! Farei o levantamento novamente com meus novos alunos da disciplina Empreendedorismo da FCT/Unesp. Assim que o resultado estiver pronto enviarei para você. Um abraço.

    • Celso
    • 17 de fevereiro de 2011

    Olá Professora!!

    Suas informações serão muito bem-vindas. Obrigado pela interação!

    Grande abraço e sucesso!!

  4. Neste primeiro semestre de 2011 realizei novamente uma enquete com meus alunos de Empreendedorismo da Unesp – Campus de Presidente Prudente, com base na pesquisa do blog UAI. Ao todo, participaram 55 estudantes de Engenharia Cartográfica.

    Questionei: “Qual o maior desafio de se empreender?”. As respostas foram as seguintes (em ordem decrescente de prioridade): administrar o negócio (34.55%), ter uma boa idéia de negócio (25.45%), ter coragem para iniciar (23.64%), conseguir clientes (10.91%) e, em último lugar, abrir a empresa (5.45%).

    Perguntei para eles as questões abaixo, com base na pesquisa realizada pela Cia de Talentos e publicada em http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/07/empresa-dos-sonhos-dos-jovens/.

    Os resultados são listados a seguir, em ordem decrescente.

    “O que significa sucesso para você?” Respostas: equilíbrio entre vida profissional e pessoal, sensação de realização, reconhecimento, ser bem sucedido financeiramente e fazer aquilo de que se gosta.

    “Qual o principal motivo para escolher uma empresa?” Respostas: crescimento profissional, qualidade de vida, desenvolvimento profissional, bom ambiente de trabalho e, sem voto novamente, a opção boa imagem no mercado.

    “Qual o principal motivo para sair de uma empresa?” Respostas: não ter possibilidade de crescimento profissional, não ter qualidade de vida, não ter bom ambiente de trabalho, não oferecer desenvolvimento profissional e não ter estabilidade no emprego.

    • Celso
    • 11 de março de 2011

    Olá Professora!!

    Informações bem pinteressantes!! Se repararmos com os resultados da última pesquisa, o item “Ter coragem para iniciar…” caiu para terceiro lugar, o que é muito bom, no meu ponto de vista, pois isso quer dizer que cada vez mais os jovens estão querendo se “arriscar”, uma característica bem marcante da chamada Geração Y.

    O maior problema é a tecnica para adminsitar uma empresa, o que não é tão problema assim, pois capacidade técnica se consegue tranquilamente com cursos, livros, etc, já a atitude é mais complicada. E atitude, esses alunos parecem ter.

    Muito obrigado pela contribuição no blog e pelo empenho em instigar o empreendedorismo.

    Grande abraço e sucesso!!

  1. 9 de fevereiro de 2010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: