Tendências para 2010 – Parte II

O ano de 2010 promete ser muito melhor do que este que se acaba. Uma pesquisa realizada em outubro pela Confederação Nacional da Indústria demonstrou que 66% dos empresários estão confiantes – patamar acima dos níveis pré-crise e o maior desde janeiro de 2005.

Para a vida profissional, o começo do ano é o momento ideal para se fazer uma avaliação do que pode ser mudado ou melhorado. Para quem pretende buscar uma nova posição no mercado de trabalho, a melhor saída é dar atenção ao currículo. Coloque seu currículo no mercado para que seja encontrado. Vale desde empresas de recolocação, banco de empregos, currículos impressos e o principal, currículos via Internet através de sites de empregos ou dos sites das próprias empresas que possuem um link “trabalhe conosco”.

Na vida pessoal, cuidar da mente e do corpo é essencial para que haja energia para ser aplicada na carreira. A atenção especial ao corpo deve sair da lista de resolução de Ano Novo e virar prática, aliando comidas e atividades saudáveis. Outra dica é trabalhar cada vez mais sua rede de contatos, o chamado Networking.

Para as empresas, os especialistas também apontam algumas tendências: Produtos e serviços com apelo ecológico serão bem valorizados e terão ótimo destaque no próximo ano. Outro ponto forte é a personalização. Chega de produtos e serviços engessados e “pré-fabricados”, agora é a hora do cliente. E tendo o cliente como personagem principal das tendências para 2010, o auto-serviço também promete crescer bastante, pois além de economizar para as empresas, ainda provém independência aos clientes.

Mas nem só os clientes externos devem ser valorizados. Funcionários também devem ser motivados para que as empresas consigam cada vez mais se diferenciar da concorrência. Outra tendência é o crescimento da vulnerabilidade à exposição, ou seja, com as mídias sociais como twitter, orkut e blogs, as pessoas estarão mais expostas para o mundo, o que pode ser bom u ruim, dependendo de como essas redes forem usadas. Para 2010 também devemos esperar um aumento nos chamados “pop-uptailing”, empresas sazonais que abrem e fecham após um determinado período, assim como acontece em São Paulo, capital, por exemplo, onde lojas são montadas dentro de containeres, ficam abertas por 02 meses e depois fecham.

E a última grande tendência é que nos últimos tempos as pessoas estão cada vez mais saturadas pelo consumo excessivo e com isso irão preferir produtos e serviços mais funcionais, práticos e que forneçam algum tipo de experiência positiva, e procurarão por saídas alternativas às marcas de luxo.

O jeito é se preparar e esperar para ver. De qualquer forma são sinais de para onde o mercado está caminhando. É uma chance de você ver se sua carreira profissional ou sua empresa está no caminho ou não. Mas independente de tudo isso, quero desejar a você e a toda sua família um Ano Novo repleto de saúde, alegrias e muitas oportunidades. E também agradecer por acompanhar este blog.

Grande abraço e sucesso!!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: