Ação de marketing ou desespero?

É impressionante como alguns empresários conduzem o departamento de marketing de suas empresas. É comum em pequenas empresas e negócios, o proprietário além de ser o presidente é também o diretor de marketing. Ele cuida dos investimentos, do planejamento, da execução, enfim, toma todas as decisões. E se orgulham disso. Dizem que ninguém conhece melhor a empresa do que eles mesmos. Até aí tudo bem. Mas será que ele conhece o mercado, o consumidor e tem a visão ampla o suficiente para afirmar que sabe tudo?

Outro dia ao chegar em casa depois do trabalho, sentei um pouco na sala e estava zapeando a televisão. Ao passar por um canal, vi a propaganda de uma indústria aqui de São Carlos. Ela simplesmente estava anunciando sua empresa que vende máquinas para fazer sorvete, em um programa de “barraco na tv”. Aqueles programas onde a apresentadora chama pessoas para discutir assuntos pessoais na tv e que sempre acabam em xingamento e baixaria.

Fiquei pensando, será que o público-alvo dessa indústria são as donas de casa, os aposentados e desempregados? O público dessa empresa é o pessoal que assiste a esse tipo de programa a tarde? Se for, a indústria acertou em cheio em anunciar suas máquinas para o público-alvo correto. Para ajudar ainda mais, o tempo de duração do comercial era de quinze segundos. Perfeito para esse caso.

Comecei a fazer um levantamento do valor que a empresa investiu nessa ação, o retorno que ela teria, o custo por mil, a relevância e o tipo de público-alvo que foi atingido. A conclusão? Que a pessoa que conseguiu vender esse pacote de anúncio na tv deve ser o melhor vendedor do mundo!

Fui ligar para a empresa para tentar conversar com alguém de lá, pois naquela situação eles pareciam precisar de uma consultoria de marketing urgentemente. Atendeu uma mulher muito simpática, que nem falou bom dia, nem se apresentou ou falou o nome da empresa e já foi logo perguntando o que eu queria. Diante dessa simpatia toda, perguntei se poderia falar com alguém do departamento de marketing. Ela falou que era com o dono, mas que ele na estava e não sabia quando ia voltar.

Agora pergunto: será que a empresa conseguiu vender alguma máquina com essa ação publicitária? Talvez não seria muito mais barato contratar alguém que entende do mercado, que entende de pessoas e que entende de estratégias e planejamento de marketing? O proprietário provavelmente acha que não. Isso é o que chamo da verdadeira miopia em marketing. Agora pergunto: sua empresa também é assim?

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