07 erros na gestão de pessoas. E não é um jogo.

Lendo alguns artigos na internet, lembrei de um que retrata muito bem como agem as empresas (a grande maioria delas). São os erros mais comuns na hora de gerir uma equipe.

Com a cabeça focada, geralmente, na conquista de mercado, sobra pouco tempo para os empresários pensarem em seus colaboradores. Essa falta de atenção, é um grande problema para o sucesso do empreendimento.

Veremos os principais erros e como consertá-los:

01) Querendo fazer as coisas acontecerem, o empresário não delega tarefas, se atrapalha ao realizá-las e ainda culpa os funcionários. A saída é desenvolver a confiança com membros da equipe e decidir o que vai delegar.

02) Com medo de investir na equipe e perdê-la para a concorrência, o empresário não oferece cursos e nem compartilha conhecimentos, o que leva a uma perda de competitividade. Pense da seguinte maneira: é melhor ter uma pessoa treinada que saia do que uma pessoa desqualificada que fique. Para reter talentos, dê reconhecimento e possibilidades de crescimento.

03) Reunindo as funções de dono e chefe, o empresário acaba desenvolvendo uma “super-autoridade” sobre o funcionário. Outro lado: procure ter consciência da relação de direitos e deveres entre patrão e empregado, ou melhor, entre líder e colaborador.

04) O empresário coloca parentes na equipe, dando mais benefícios, mais atenção e salários mais altos, o que desmotiva o restante da equipe e a faz perder produtividade. Pense da seguinte maneira: pode sair mais barato ajudar um parente por fora do que deixá-lo enfraquecer toda a empresa.

05) Estabelece metas sem explicar como chegou nelas e nem de que maneira elas serão alcançadas. Tente, ao invés disso, construir metas coerentes ao mercado da empresa e orientar à todos da equipe.

06) Uma parte bastante delicada: por conhecer cada funcionário pelo nome, mistura o lado pessoal com o profissional, o que acaba gerando desgaste entre as partes. Uma alternativa é definir claramente o que quer de cada colaborador e dar “feedbacks” constantemente.

07) Perde a oportunidade de achar bons profissionais ao não investir em seleção e desconhecer o perfil adequado para função. Procure ter clareza nas características que procura e contrate um profissional, se for o caso.

Sua empresa é desse jeito? A empresa que você trabalha é desse jeito? Não leve essas informações como críticas, mas sim, como um aprendizado, como algumas dicas.

Na dúvida, estou à disposição.

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