Notas escolares, Universitários e Vaga de emprego

Em um processo seletivo para uma vaga de emprego, são avaliados vários aspectos, como experiência profissional, conhecimento em idiomas e informática, entre outros. Entretanto, não é comum a avaliação de notas escolares dos ainda estudantes.

A coordenadora de Seleção do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Natália Caroline, explica que são poucas as empresas que solicitam o histórico do aluno. “A avaliação de notas não é comum no Brasil. Isso é uma questão cultural. Geralmente as empresas que avaliam as notas são multinacionais”, afirma.

Ela acrescenta ainda que a prática, quando ocorre, é mais comum em profissões ligadas às áreas de exatas, como por exemplo em estágios em Engenharia.

Indicação de professores
Mas, antes de os bons alunos ficarem desanimados, a especialista diz que, apesar de não haver esse hábito nos processos seletivos, é comum a indicação de estudantes para uma vaga de emprego por parte dos próprios professores.

Sobre a avaliação do nome da faculdade, Natália acredita que, apesar de existir restrição a algumas instituições em algumas empresas, essa prática está se tornando cada vez menos comum.

“A avaliação do nome da faculdade diminuiu bastante. Isso também depende muito do perfil da empresa. Mas o que elas pedem é que a instituição seja conceituada frente ao MEC [Ministério da Educação]”, declara.

Afinal, o que é avaliado?
Segundo a especialista, no processo seletivo, o fator mais importante avaliado é o desempenho do candidato durante todo o processo, incluindo o comportamento.

“O que importa é como o candidato se sairá frente ao grupo. Também são analisadas as competências”, finaliza Natália.

Notícia retirada daqui.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: