07 erros na gestão de pessoas. E não é um jogo.

Com a cabeça focada, geralmente, na conquista de mercado, sobra pouco tempo para os empresários pensarem em seus colaboradores. Essa falta de atenção, é um grande problema para o sucesso do empreendimento.

Veremos os principais erros e como consertá-los:

01)  Querendo fazer as coisas acontecerem, o empresário não delega tarefas, se atrapalha ao realizá-las e ainda culpa os funcionários. A saída é desenvolver a confiança com membros da equipe e decidir o que vai delegar.

02)  Com medo de investir na equipe e perdê-la para a concorrência, o empresário não oferece cursos e nem compartilha conhecimentos, o que leva a uma perda de competitividade. Pense da seguinte maneira: é melhor ter uma pessoa treinada que saia do que uma pessoa desqualificada que fique. Para reter talentos, dê reconhecimento e possibilidades de crescimento.

03)  Reunindo as funções de dono e chefe, o empresário acaba desenvolvendo uma “super-autoridade” sobre o funcionário. Outro lado: procure ter consciência da relação de direitos e deveres entre patrão e empregado, ou melhor, entre líder e colaborador.

04)  O empresário coloca parentes na equipe, dando mais benefícios, mais atenção e salários mais altos, o que desmotiva o restante da equipe e a faz perder produtividade. Pense da seguinte maneira: pode sair mais barato ajudar um parente por fora do que deixá-lo enfraquecer toda a empresa.

05)  Estabelece metas sem explicar como chegou nelas e nem de que maneira elas serão alcançadas. Tente, ao invés disso, construir metas coerentes ao mercado da empresa e orientar à todos da equipe.

06)  Uma parte bastante delicada: por conhecer cada funcionário pelo nome, mistura o lado pessoal com o profissional, o que acaba gerando desgaste entre as partes. Uma alternativa é definir claramente o que quer de cada colaborador e dar “feedbacks” constantemente.

07)  Perde a oportunidade de achar bons profissionais ao não investir em seleção e desconhecer o perfil adequado para função. Procure ter clareza nas características que procura e contrate um profissional, se for o caso.

Sua empresa é desse jeito? A empresa que você trabalha é desse jeito? Não leve essas informações como críticas, mas sim, como um aprendizado, como algumas dicas.

Na dúvida, estou à disposição.

Se você tiver alguma dúvida sobre marketing, vendas, fidelização de clientes e negócios em geral, me mande um e-mail. Sua dúvida pode ser a dúvida de outras pessoas e ainda pode acabar aparecendo aqui no blog.

Grande abraço e sucesso!!

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