Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Parte III

E para finalizarmos os 7 hábitos eficazes, vamos aos três últimos:

 

O 5º hábito é: “Procure primeiro compreender, depois ser compreendido”. Muitas vezes queremos impor nossa opinião, a nossa visão antes de qualquer coisa, e muitas vezes isso gera conflitos. Quando você quer conhecer outra pessoa, por exemplo, se você se interessar por ela e deixá-la falar de si mesma e tentar encontrar algum ponto comum, você terá muito mais eficácia do que se você sair falando de si mesmo para ela. Antes de criticar algo, também, procure compreender os motivos que levaram àquela pessoa a fazer tal coisa. Se coloque no lugar dela. Isso se chama “empatia”, e é uma ferramenta muito poderosa para lidar com pessoas.

 

O 6º hábito se refere à “Sinergia”. Mas o que é isso? Sinergia significa que o todo é maior do que as partes. Os primeiros cinco hábitos preparam para o Hábito 6. Ele foca o conceito de Ganha/Ganha e as habilidades de comunicação empática para enfrentar os desafios e trazer novas opções que não existiam antes. A sinergia ocorre quando as pessoas abandonam suas comunicações monótonas e a mentalidade Ganha/Perde e se abrem para uma cooperação criativa. Quando há uma compreensão genuína, as pessoas encontram soluções que são melhores do que encontrariam agindo individualmente. Em outras palavras: procure agir coletivamente, pensando no todo, e não apenas no seu próprio mundo.

 

O 7º e último hábito diz: “Afine o seu instrumento”. Ou seja, renovação! Você já ouviu aquela história na qual uma empresa contratou um lenhador. No começo ele conseguia cortar mais árvores do que todos os outros lenhadores. Mas depois de algumas semanas, ele começou a cortar menos, e foi diminuindo cada vez mais a sua produção até que um dia o chefe chegou e perguntou o que estava acontecendo com ele. O lenhador não soube responder e disse que estava com o mesmo empenho de antes, mas que o machado não estava ajudando mais. Foi quando o chefe disse: “Qual foi a última vez que você afiou seu machado?” Agora te pergunto: Qual foi a última vez que você se atualizou e buscou novos conhecimentos?

 

Se você conseguir colocar em prática os sete hábitos descritos aqui, as chances de sucesso são maiores. Aproveite esse começo do ano para começar a mudar, se for necessário. Mas comece já. Não deixe para começar na segunda-feira ou só depois do carnaval, aja, mude já, e você verá como as coisas fluirão melhor na sua vida. Pense nisso.

Grande abraço e sucesso!!

Anúncios
  1. Celso, muito bacana os hábitos que você apontou.
    Como estamos no início de um novo ano – planejar se torna peça essencial para alcançar conquistas e objetivos.
    Muito bacana a sua orientação. Parabéns!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: