Vivaldi + As 4 estações = Ajuda para falar em público

Quando falamos em público, além de se conhecer do assunto que é imprescindível e regra número um, você precisa saber trabalhar o seu tom de voz. Ele representa cerca de 38% da sua comunicação. Se, ao falarmos, mantivermos o mesmo tom de voz durante toda a apresentação, o cérebro humano começará a entrar em um ritmo monótono que causará falta de atenção ao que você está falando.

Trabalhando o seu tom de voz você consegue passar com muito mais eficácia o seu conteúdo. Como assim? Simples. Se você estiver falando algo importante, que deva ser “guardado” por todos os ouvintes, fale mais pausadamente. Se você quiser que sigam seu raciocínio até alcançar um êxtase mental, fala mais rápido, fazendo a platéia pensar mais rápido.

Pegue como exemplo essa sinfonia chamada “As 4 Estações” de Vivaldi. Não precisa entender de música para perceber as alternadas de tom que ela faz. Isso mantém a pessoa que está ouvindo mais concentrada e prestando mais atenção.

Falo por experiência própria, pois nas aulas e palestras que profiro, a alternância do tom de voz tem se mostrado uma ferramenta bastante eficaz.

Uma outra coisa: tente falar a palavra “Você” nos seguintes tons: bravo, alegre, apaixonado, desconfiado. Vocês irão reparar que independente de ser a mesma palavra, para cada ênfase você passará um tipo de sentimento. Pense nisso.

Grande abraço e sucesso!!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: