Networking: Verdades e Mitos

Networking está na moda, mas pouco gente sabe exatamente do que se trata e o pratica de forma correta. Já ouviram falar que, nós podemos não saber o que queremos, mas se soubermos o que “não queremos’, já vamos ter andado meio caminho?

Pois bem, vou começar dizendo o que não é networking. Networking não é trocar cartões de visita, não é ser membro de comunidades e grupos de discussão, não é se associar a grupos e entidades e muito menos estar presente em todos os eventos para querer se aparecer. Também não é ser interesseiro querendo apenas ter benefícios para si mesmo.

Networking, antes de tudo, é se interessar pela outra pessoa, oferecer algo de valor primeiro antes de sair pedindo. A maioria das pessoas tem o hábito de falar mais de si mesmo do que ouvir sobre os outros. Um grande erro. Você gostaria de manter contato com uma pessoa que só fala dela mesma, não te ouve, só a opinião dela é que importa e ela ainda quer te pedir favores a toda hora?

E aí, lembrou de alguém? Ou reconheceu-se na situação?

Networking é uma via de mão dupla, uma relação ganha-ganha. Para uma pessoa se tornar um contato eficaz, ela deve se sentir bem com a nossa presença. A “Rede de Contatos”, talvez, seja uma das ferramentas mais poderosas nos dias de hoje. Quem tem uma boa rede de relacionamentos tem mais poder e possibilidades.

Algumas vantagens que o networking pode te proporcionar: Ter companhia, ter informações, ter ensinamentos, ter ajudar, ter acesso a oportunidades, pertencer a grupos, fazer amizades, aumentar o poder de solucionar problemas, ter proteção, conhecer melhor as pessoas, fazer negócios, conseguir trabalho, etc.

Fazer networking requer atenção, tempo, dedicação, organização e vontade. Dá trabalho, consome tempo, mas vale à pena, pois o retorno que você terá e que você proporcionará, pode mudar as coisas para você, e para os outros. Pense nisso.

 

Grande abraço e sucesso!!

 

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: