O Declínio da Criatividade

Em 1968, os pesquisadores  George Land e Beth Jarman realizaram uma reveladora pesquisa sobre criatividade com um grupo de 1.600 jovens nos EUA. “A vida em sociedade, nos faz perder a criatividade, a imaginação em alguns casos até mesmo o humor. Isso não é devido a idade e sim ao tempo em que convivemos em sociedade (afirma George Land e Beth  em seu livro  “Breakpoint and Beyond: Mastering the Future Today”).

Mas será que isso acontece apenas com a criatividade ou, também, em outras áreas de nossas vidas?

Uma coisa que costumo dizer para os alunos é: “Se continuarmos no mesmo mundinho que vivemos, com as mesmas pessoas e as mesmas idéias, sempre seremos os mesmos. Se quisermos crescer, mudar e ser diferente do que somos hoje, devemos conhecer pessoas, lugares e idéias novas”.

Uma dica para ser criativo é sempre buscar pela segunda resposta. Quando temos um problema, a primeira resposta que vier à cabeça, geralmente é a mesma para quase todo mundo. A criatividade está em buscar a segunda possibilidade, a segunda resposta.

Outra forma é “fazer uma mudança na sua rotina”. Estamos acostumados a fazer as mesmas coisas, sempre. Ao mudarmos nossa rotina, é uma chance de vermos as coisas por outro ângulo.

Mas o mais importante: tenha paciência e persistência. A criatividade pode não vir na primeira ou na segunda vez, mas ela só aparece para quem tenta. É como aquela estória de dois lavradores que rezaram para que chovesse, mas só um deles foi e preparou o campo para a chuva. Pense nisso.

Grande abraço e sucesso!!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: