Jeitinho Brasileiro

Ontem (16/02) encerrei as aulas sobre empreendedorismo com uma turma de alunos de um curso técnico em meio ambiente. Muitos esperavam por uma aula que falasse sobre Bill Gates, Eike Batista, etc. Mas quando comecei a mostrar que empreendedorismo é atitude, eles se surpreenderam com os casos de empreendedorismo popular e social existentes pelo Brasil.

Um exemplo desse tipo de empreendedorismo, é o da Pipoca do Valdir. Um cara que resolveu fazer a diferença no seu ramo de atuação e acabou inovando, mesmo tendo em seu produto uma commodity (produto comum, basicamente).

Ao analisar o vídeo, eu vejo que esse deveria ser o legítimo jeitinho brasileiro e, não, aquelas falcatruas de querer levar vantagem em tudo. A famosa “lei de Gerson”. Isso não tem nada a ver com jeitinho, tem a ver com enganação e uma sacanagem para com o povo brasileiro.

Nós somos um povo extremamente criativo e batalhador. E essas características é que deveriam ser valorozadas. Você concorda?

Qual o melhor jeitinho brasileiro que você já viu?

Grande abraço e sucesso!!

Anúncios
    • Valéria Leite
    • 27 de fevereiro de 2012

    São detalhes que fazem a diferença. Eu já mais deixaria de comprar nesse pipoqueiro pra comprar em outro qualquer. É claro que a capacitação das pessoas em todo empreendedorismo seria necessário. Vejo a educação com o cliente, isso faz grande diferença na vida profissional.

    Um abraço e sucesso sempre.

    • Celso Derisso Filho
    • 2 de março de 2012

    Olá Valéria!
    Exatamente! Quando fazemos o que gostamos, nós acabamos contagiando as outras pessoas. Passamos mais confiança, mais empolgação e os clientes sentem isso! Acontece exatamente o que você escreveu: nós conseguimos fidelizar mais os clientes.
    Obrigado pela interação!!
    Grande abraço e sucesso!!
    Celso.

  1. É um excelente exemplo de “jeitinho” bem aplicado. Eu estou pesquisando e estudando o assunto. Escrevi 2 posts sobre isso. Passa lá pra dar uma olhada: http://fantasticocenario.com.br/2012/05/07/o-jeitinho-brasileiro-parte-1-origens-culturais/ e http://fantasticocenario.com.br/2012/05/16/o-jeitinho-brasileiro-parte-2-primeiras-aplicacoes-praticas/

    • Celso Derisso Filho
    • 4 de abril de 2013

    Bom dia Rafael, tudo bem?

    OK, obrigado pela indicação!

    Grande abraço e sucesso!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: