Comunicação em Sala de Aula

comunicacao

“O que importa na comunicação não é o que se fala, mas sim, o que a outra pessoa entende”

Você já passou por alguma situação na qual você fala uma coisa e a pessoa vai e faz outra? Ou então não entende e pede para você repetir?

Se você respondeu sim, você sabe do que estou falando. Se isso já acontece quando falamos com apenas uma pessoa, imagine quando falamos para uma sala cheia de alunos!

O cérebro humano não processa palavras, mas, sim, imagens. Pense na seguinte situação: você está em uma trilha, com mata fechada dos dois lados, mas você consegue ver a trilha de terra. Você vai caminhando por ela e começa a ouvir o barulho de uma cachoeira. De repente na última curva da trilha, você se depara com a cachoeira e com o lago que se forma.

Você viu essa cena sendo escrita com palavras ou você imaginou a cena? E se você falar para alguém pensar nessa mesma cena, você verá que essa pessoa pensará em uma cena diferente da sua.

Você deve ter imaginado alguma trilha que você já fez ou viu. A outra pessoa vai imaginar alguma trilha que ela já tenha feito ou visto. E é assim que funciona. Cada pessoa tem experiências de vida diferentes, com valores e crenças diferentes.

Por que existem situações nas quais falamos algo e a outra pessoa não entende? Exatamente porque falamos de uma maneira que dificultou a criação da cena, da imagem na mente da pessoa.

Por isso ao ministrar uma aula é muito importante fornecer os detalhes do que se espera que os alunos façam, pois quanto mais genérico o professor for, mais margem ele dará aos alunos para que interpretem as informações de seus próprios jeitos.

Exemplo 01: “Façam essa lista de exercícios” (Na própria folha? É para entregar? É à caneta ou à lápis? Vale nota? Pode ser em grupo? Será que pode consultar? etc).

Exemplo 02: “Façam essa lista de exercícios em uma folha separada para entregar ao final da aula. Pode ser à caneta ou à lápis e essa atividade vai ajudar a compor a nota final de vocês. A lista deve ser feita de maneira individual e vocês podem consultar o caderno. Façam com letra legível e se rasurarem a folha, utilizem uma nova folha. E lembrem-se de colocar os nomes de vocês.”

Pense nisso.

Grande abraço, atitude e sucesso!!

Anúncios
  1. Republicou isso em carloscandidoe comentado:
    Bom Post!

    • Celso Derisso Filho
    • 24 de abril de 2014

    Obrigado!
    Grande abraço, atitude e sucesso!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: