Posições Perceptivas

posições perceptuais

Os ensinamentos e conceitos da PNL (Programação Neurolinguística) podem ser utilizados nos mais diferentes ramos de atuação, em qualquer situação da vida. E um desses conceitos é o de “Posições Perceptivas”.

As posições perceptivas fornecem uma abordagem equilibrada para pensarmos sobre um evento ou um resultado. Nas situações onde a compreensão ou o progresso é pouco ou nenhum, elas podem fornecer uma maneira de desenvolver novas compreensões e criar novas escolhas.

Esse conceito nos permite avaliar um evento ou um resultado a partir de perspectivas diferentes: 1) da nossa própria perspectiva, 2) da perspectiva de outra pessoa e 3) da perspectiva de um observador independente.

Um professor, por exemplo, não deve enxergar o conteúdo a ser trabalhado em aula, apenas do seu ponto de vista, mas deve pensar: como será que os alunos irão perceber esse conteúdo? Será que eles ficarão interessados? será que os alunos realmente aprenderão? Falar uma linguagem técnica para alguém que não é especialista, apenas complica mais a comunicação.

A prática dessa “ferramenta” aumenta bastante a nossa flexibilidade o que, consequentemente, amplia muito as percepções que as pessoas (no caso os alunos) terão sobre o assunto abordado. Procure sempre lembrar da frase: “O elemento mais flexível dentro de um sistema, controla todo o sistema”. Pense nisso.

Grande abraço, atitude e sucesso!!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: