CONTATO

Para entrar em contato:

e-mail

celsofdf@hotmail.com

facebook-icon

facebook.com/celsofdf

    • Priscila Alves
    • 4 de março de 2012

    Olá sou professora de educação infnatil e quero trabalhar empreendedorismo com minhas crianças, se possivel gostaria de receber algumas dicas suas. Tenho uma turma de jardim II (5anos), desde ja agradeço e aguardo respostas.

    • Celso Derisso Filho
    • 13 de março de 2012

    Olá Profa. Priscila!

    Antes de tudo, parabéns pela sua iniciativa!! Achou louvável sua intenção! Quisera termos mais professores com esse pensamento!

    Mas vamos lá: como eeles ainda são bem novinhos, qualquer tipo de conhecimento teórico ou trabalho, será mais complicado.

    Minha sugestão é que você pense em trabalhar as atitudes e comportamentos que os empreendedores devem ter, como responsabilidade, proatividade, vontade de querer mudar, questionar sempre, etc.

    Para trabalhar a responsabilidade, você pode solicitar que eles tomem conta de alguma coisa por uma semana. Assim eles começarão a ter senso de responsabilidade.

    Outra sugestão é falar para os eles ajudarem algum coleguinha de classe sempre que possível. Assim eles vão aprendendo a ajudar as pessoas e a serem proativos.

    Mais uma sugestão, é pegar histórias de empreendedores de sucesso e contar para eles. Mas contar como se fosse uma conto de fadas. Troque os nomes dos empreendedores por princípes, reis, astronautas, etc. Isso vai ficar na imaginação deles, além de trazer histórias únicas para a sua aula.

    Conforme eles forem crescendo, outras formas podem ser trabalhadas como pedir para os alunos trazerem histórias e o perfil dos membros da família, fazerem brinquedos, pinturas, esculturas, e se fazer uma feirinha na escola vendendo as coisas por R$ 0.50, por exemplo.

    O importante é que o primeiro passo foi dado: a vontade de querer ensinar empreendedorismo para os alunos. E isso é o mais importante. É como quando perguntaram à um sábio como ele tinha feito para andar dois mil quilômetros a pé e ele respondeu: “Simples, dei o primeiro passo, e o restante veio na sequência”. Seu primeiro passo já mfoi dado.

    Espero ter ajudado.

    Grande abraço, sucesso e parabéns!!

    • Priscila Alves
    • 13 de março de 2012

    Muito obrigada Celso, obrigada mesmo..Sabe que sua resposta me deixou emocionada pois algumas de suas sugestõe estavam na mi nha mente, fiquei feliz por não ter fugido dessa metodologia.. Sabe que no fim de cada semestre temos uma exposição dos projetos realizados na escola e fiquei pensando no que expor ( de concreto sabe), mas tenho consciencia de que esse trabalho vai ser de consciencia e atitudes, até a feira ja estava nos planos pois uma amiga vai desenvolver o projeto sobre sustentabilidade e dai vamos arrecadar objetos para vender fazer trabalhos com sucatas e arrecadar verbas com as vendas para utilizar para passeios e até formatura das crianças.
    Gostaria muito de manter contato com você sempre compartilhando das experiencias que eu vivenciar com as crianças… A idéia d contar histórias de empreendedores achei o máximo…
    Me ajudou muito, muito…Mais uma vez obrigada
    Parabéns pelo seu trabalho tbm…
    Abraços!!

    • Celso Derisso Filho
    • 13 de março de 2012

    Oi Priscila!!

    Obrigado pelas suas palavras!! Fiquei muito feliz em ter sido útil na sua dúvida!

    Vamos mantendo contato, sim! Peço a gentileza de ir me enviando as informações e os resultados dos trabalhos que você for desenvolvendo com os alunos, assim vou publicando por aqui e te dando os créditos, obviamente. Tenho certeza que serão ótimos exemplos para outros professores.

    Grande abraço e sucesso!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: